quarta-feira, 22 de junho de 2011

Conhecendo o Assoalho Pélvico

A musculatura do assoalho pélvico (MAP) consiste em um conjunto de músculos , ligamentos e tecido de sustentação que reveste a abertura inferior da bacia. A MAP está localizado entre as coxas, na região dos genitais mantendo a continência urinária e fecal e tem papel importante na esfera sexual.

Um assoalho pélvico saudável tem um bom tônus (firmeza) e elasticidade.
Entretanto a idade, a falta de exercícios em geral, e mesmo a gravidez e parto (seja ele vaginal ou cesariana) fazem com que estes músculos fiquem mais fracos, o que pode dar início a: perdas involuntárias de urina e fezes, descida dos órgãos genitais (prolapsos),prisão de ventre (constipação),dor pélvica, sensação de frouxidão vaginal (nas mulheres), disfunção eretiva (nos homens). Muitas são as causas das disfunções do assoalho pélvico como idade, partos, cirurgias pélvicas e algumas doenças. As mulheres são as mais acometidas por estas disfunções por razões anatômicas e hormonais.
A fisioterapia atua no tratamento e prevenção das disfunções do assoalho pélvico. O  tratamento fisioterapico é individual, indolor e em alguns casos pode evitar que o paciente passe por um procedimento cirúrgico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário